Busca no blog

Sunday, April 11, 2010

Bom trabalho vs. excelente trabalho

E cá estou de volta ao hospital... Segunda cirurgia em menos de 20 dias, o blog tá ficando animado!

Se tudo der certo, saio hoje pra nunca mais voltar. Peguei ojeriza de hospital e de médico. Juro que se precisar de uma terceira cirurgia eu tenho um treco!

Cada vez que venho pra essa porcaria, pelo menos há uma vantagem: tenho tempo pra refletir nas coisas, e o blog ganha um post novo. Penso, logo o blog existe. Ou ainda melhor: adoeço, logo o blog existe!

Dessa vez, o destaque vai para a definição do que é bom versus o que é excelente trabalho. Trocamos há pouco de empregada em casa, e estamos muito felizes com ela até agora (primeiro mês, tá mostrando serviço, vamos ver como vai). Ela é esperta, comunicativa, dá contribuições efetivas e toma iniciativa. Todas características que devem ser extremamente valorizadas em qualquer funcionário -- imagine a minha sorte de achar uma empregada doméstica com essas características.

Tive hoje um excelente exemplo para ilustrar: 1) como ela é eficiente e 2) a diferença entre fazer um bom trabalho versus fazer um excelente trabalho.

Foi coisa simples, que é onde se consegue prestar na maioria das vezes um excelente trabalho. Numa atividade complexa, excelente é quando se executado exatamente o que foi imaginado por quem o pediu. Fazer algo além, não é excelente, é "UAU" (como ensinam na Disney University). Mas estamos falando de excelente. No trabalho simples, como qualquer um (presume-se) consegue fazer, quando faz-se algo além do esperado, faz-se algo excelente.

A situação: vim pro hospital de emergência (de novo) e fui internado. No total (se eu sair hoje) terão sido mais 5 dias aqui. Mara foi em casa pegar as coisas e esqueceu do meu aparelho de barbear. Normalíssimo, pois na correria e no stress, já estou feliz que ela conseguiu ter tempo pra me trazer cuecas novas. Mas dado que a última barbeada tinha sido na segunda de manhã, imaginem vocês como eu estava ontem (sábado). Minha esposa estava começando a pensar que casou com o Lobisomem da saga Crepúsculo...

Como minha mãe vinha pro hospital me ver, pedi pra Mara ligar pra empregada e pedir o aparelho de barbear e a espuma, separar numa bolsinha e dar pra minha mãe trazer. Serviço cumprido, bom trabalho.

Hoje de manhã, fui tomar banho e finalmente abri a bolsinha que tinha vindo ontem. Qual não foi minha surpresa quando, além de encontrar o aparelho e a espuma, ela também mandou o meu pincel de espalhar espuma (totalmente "nice-to-have", pois poderia usar a mão numa boa -- nem lembrei de pedir) e aí, no item que me fez falar "que trabalho excelente" ela teve a presença de espírito de mandar uma lâmina nova.

Veja só que detalhe besta! Vocês devem estar pensando, e daí? O daí é que isso significa muita coisa: que ela pensou no que eu ia fazer com o aparelho, não apenas cumpriu a ordem; pensou onde mais ela podia agregar valor numa tarefa simples (mandou o pincel); e se pôs no meu lugar (e se o aparelho estiver com a lâmina usada e ele quiser trocá-la).

Isso é o verdadeiro espírito do excelente trabalho. Não apenas cumprir a ordem, mas entender o que está sendo pedido e ir além, pensando no que a pessoa que fez o pedido realmente queria. No final, eu não queria que ela mandasse a lâmina e a espuma. Eu queria fazer uma boa barba depois de uma semana sem. E ela entendeu isso, através do meu pedido. Excelente trabalho.

1 comment:

Eliana said...

Poucas e privilegiadas cabeças fazem trabalhos excelentes. E merecem todos os elogios e méritos por isso.
Mas há também poucas e privilegiadas cabeças que sabem reconhecer o valor dos trabalhos excelentes.
Parabéns aos dois!